domingo, 23 de outubro de 2011

“Dez Minutos contra a Dengue”

Ação incentiva alunos a adotarem medidas de combate aos focos do mosquito transmissor na escola e em casa



As Secretarias de Estado de Educação e de Saúde lançaram, nesta quarta-feira (19/10), a campanha “10 Minutos contra a Dengue” na rede estadual de ensino. Para o evento, foram convidados 92 secretários municipais de Educação e diretores regionais pedagógicos do estado do Rio de Janeiro. Os secretários Wilson Risolia e Sérgio Côrtes prestigiaram a cerimônia.

A campanha “Dez Minutos contra a Dengue” tem o objetivo de incentivar gestores, professores, alunos e familiares a adotarem práticas rotineiras de combate aos possíveis focos do mosquito transmissor nas escolas. A comunidade escolar também está mobilizada a participar do que está sendo chamado de “Operação Dever de Casa”, que pretende levar para dentro de suas residências as lições dos “10 Minutos Contra a Dengue” aprendidas nas escolas.

- Temos mais de um milhão de alunos na nossa rede. Com essa ação preventiva compartilhada, entre as duas Secretarias, podemos criar a figura do guerreiro mirim para diminuir o risco de uma epidemia maior - disse Risolia.

O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, enfatizou a importância da parceria com a Seeduc no combate à dengue.

- Tenho certeza que essa parceria fará uma grande diferença no verão que se aproxima. Só com o apoio da educação podemos mudar o hábito das pessoas - enfatizou Côrtes.

A dengue é um dos piores problemas de saúde pública do mundo, com 500 mil óbitos registrados em diversos países. As epidemias podem ser explicadas pelo aumento da população em áreas urbana, o abastecimento irregular de água e a produção em execsso de lixo nas cidades

A coordenadora de Educação Ambiental e Saúde na Escola, Deise Keller Cavalcante, da Secretaria de Estado de Educação, enfatizou que a rede pública de ensino, através de seus marcos legais que orientam as diretrizes da escola, tem o compromisso de promover ações de cidadania na rede.

- Nós também temos o dever de sensibilizar e mobilizar a comunidade do entorno da escola. Vamos realizar atividades nas ruas, bairros e municípios – completou Deise.

No evento, foram apresentados exemplos de várias experiências positivas que já estão sendo promovidas pelas escolas da rede estadual de ensino no combate à dengue. A secretária de Educação de Volta Redonda, Therezinha Santos Gonçalves, falou sobre a ação “Volta Redonda unida pela vida contra a dengue”.

A população de Volta Redonda, que foi uma das cidades mais afetadas pela epidemia da dengue, se engajou na ação. Tivemos o apoio dos familiares e dos alunos das redes estadual, municipal e particular. Produzimos um formulário cujo objetivo era fazer com que os alunos trouxessem informações sobre a existência de possíveis focos do mosquito nas residências. A ação foi um sucesso. Tivemos o retorno de 60.000 formulários - disse Therezinha.

A professora Marta Sueli B. Porto de Andrade, professora do Colégio Estadual Lia Márcia Gonçalves Panaro, de Duque de Caxias, falou apresentou o projeto “Prevenção é a solução e o fim da picada”, que acontece na escola desde 2009.

- Já temos a coleta de óleo e de lixo na nossa escola. Organizamos mutirão, passeata e incentivamos, principalmente, a criatividade dos nossos alunos através de atividades, como o concurso “Rap da Dengue”, que elegeu o hino oficial da escola contra o mosquito transmissor - finalizou a professora.

Fonte: www.rj.gov.br/web/seeduc

Matrícula 2012














Inscrições poderão ser feitas até dia 30 de novembro

A Secretaria de Estado de Educação está com pré-matrículas abertas até o dia 30 de novembro para a 1ª série do Ensino Médio regular; Fase I do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos; e 1ª série do Ensino Médio Normal (Formação de Professores em horário integral) das escolas da rede estadual de ensino.

Na inscrição, além de preencher os dados pessoais e a série pretendida, o candidato deverá indicar no mínimo, duas opções de escolas, desde que escolha mais de um turno, em pelo menos uma unidade escolar; escolher o(s) turno(s) em que deseja ser matriculado.

Poderão participar candidatos oriundos da rede pública (Federal, Estadual e Municipal) e privada, bem como os que desejam retornar à vida escolar. Somente poderão ser matriculados no Ensino Fundamental para Jovens e Adultos os alunos com idade mínima de 15 (quinze) anos completos ou a completar até 31/01/2012, e no Ensino Médio para Jovens e Adultos os alunos com idade mínima de 18 (dezoito) anos completos ou a completar até 31/01/2012.

Importante: A ordem da inscrição efetuada na internet não será considerada na alocação do aluno, prevalecendo os critérios determinados pela Secretaria de Educação. PARA SABER MAIS, CLIQUE AQUI E CONFIRA A RESOLUÇÃO.


Para fazer sua matrícula, acesse www.matriculafacil.rj.gov.br.


Saiba mais:

Etapas

20/10/11 a 30/11/2011 – Pré-Matrícula: para os interessados
20/12/2011 – Divulgação da relação nominal de todos os alunos alocados, no site Matrícula Fácil
20/12/2011 – Divulgação da alocação via e-mail válido e pelo site Matrícula Fácil.
03/01/2012 a 13/01/2012 – Confirmação da reserva de vagas para a 1ª Série do Ensino Médio e Matrícula para as demais séries.


Renovação de matrícula

O período de renovação da matrícula dos alunos das unidades escolares, vinculadas à Secretaria de Educação, que desejam permanecer na mesma unidade escolar no ano letivo de 2012, será de 28 de novembro a 30 de dezembro de 2011.

Fonte: www.rj.gov.br/web/seeduc

sábado, 15 de outubro de 2011

ENEM 2011

Comunicado importante sobre o ENEM

O envio dos cartões de confirmação de inscrição já começou


Os cartões de confirmação de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2011 começam a ser entregues aos 5,3 milhões de candidatos a partir desta semana. A operação de distribuição iniciou no dia 27 de setembro pelas cidades do interior e, na próxima semana, chegará às capitais, segundo informou os Correios.


Segundo os Correios, a entrega dos cartões não será afetada pela greve dos funcionários porque, no caso do Enem, foi preparada uma “operação especial” com logística específica. Mas mesmo assim, fiquem ATENTOS!


Solicitamos a realização de uma força tarefa para que TODOS os alunos que fizeram a inscrição recebam o CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO. Envolvam toda a sua equipe, bem como os Grêmios Estudantis para garantirmos o sucesso, inclusive possibilitando ao candidato a impressão do cartão de inscrição na Unidade Escolar.

O CANDIDATO também pode consultar ou imprimir o seu Cartão de Confirmação de Inscrição na página do Inep: http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova/, informando seu CPF e senha. Caso tenha esquecido sua senha e tenha informado um e-mail ou um número de celular no ato da inscrição, sua senha será enviada por e-mail ou SMS conforme sua escolha na solicitação de recuperação de senha.


Caso não tenha informado, ou tenha mudado o celular ou o e-mail, é necessário ter em mãos os seguintes dados informados no ato da inscrição: CPF, Data de Nascimento, Identidade, CEP, a cidade de Prova escolhida e selecionar a opção "Alterar Dados Cadastrais".


Caso tenha alguma dúvida ou dificuldade para imprimir o cartão de confirmação, procure a Secretaria da escola trazendo os documentos necessários: CPF e senha.

Fonte: www.rj.gov.br/web/seeduc

Educação Notícias

Banco de itens: confira o acervo de questões de Matemática e Português

11/10/2011 - 12:38h - Atualizado em 11/10/2011 - 13:23h

Está disponível para os professores um sistema com perguntas para serem usadas em sala de aula


A Subsecretaria de Gestão do Ensino (SUGEN) colocou à disposição dos professores da rede um Banco de Itens, parte do projeto Saerjinho, que tem como objetivo contribuir com os docentes no processo da aprendizagem e, principalmente, da avaliação. Esta ferramenta é um acervo de itens para a geração de provas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Entre os materiais ainda estão explicações sobre habilidades que os itens estão avaliando. A Sugen sugere que as escolas se orientem pelos resultados de seus alunos para a escolha das questões. O professor pode escolher os itens ou apenas as habilidades que o sistema monta a prova. A cada mês serão cadastrados novos dados.

Para acessar, entre no site www.saerjinho.caedufjf.net. O login é a matrícula e a senha, o CPF.

Fonte: www.educacao.rj.gov.br

FELIZ DIA DO PROFESSOR!