sábado, 31 de março de 2012

SAERJINHO 2012










Saerjinho terá início em abril

Alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participam da avaliação

O Sistema de Avaliação bimestral Saerjinho terá início no próximo mês, e ajudará a Secretaria de Estado de Educação a elaborar medidas para melhorar o processo de ensino na rede estadual. As provas serão aplicadas em duas datas: 25 de abril (Língua Portuguesa e Matemática) e 26 de abril (Ciências, para 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, e Química, Física e Biologia, para o Ensino Médio, Ensino Médio Integrado e Curso Normal). As avaliações foram organizadas de acordo com a Matriz de Referência do Saerjinho, contemplando, além dos pré-requisitos necessários para os anos/séries avaliados, as competências e habilidades previstas para o 1º bimestre.

Todos os alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e das séries do Ensino Médio participam bimestralmente da prova. Assim, tanto a Seeduc quanto professores e alunos podem saber de maneira mais precisa onde estão as maiores dúvidas e utilizar os resultados como ferramenta para pedagógica.

Com o Saerjinho, os professores da rede saberão com mais rapidez como anda o aprendizado de seus alunos e em que áreas eles têm mais dificuldades, de modo a poder prepará-los melhor. Além disso, a prova será útil para que os educadores possam elaborar estratégias pedagógicas para melhor alcançar as metas da escola no final do ano."

Fonte: SEEDUC

sexta-feira, 30 de março de 2012

OBMEP 2012










Foi feita nesta Quinta - feira a inscrição da nossa escola na OBMEP 2012

Os alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio, irão participar das Olimpíadas que já possui o calendário com todas as etapas .

Na edição deste ano serão premiados 500 estudantes com medalhas de ouro, 900 de prata, 3,1 mil de bronze, além de certificados de menção honrosa. Projeto de estímulo ao estudo da matemática, a olimpíada é voltada para as escolas públicas, estudantes e professores de todo o país.

Para incentivar a participação, a Obmep produz e distribui materiais didáticos, oferece estágio aos professores premiados e a participação de alunos no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC). No PIC, medalhistas estudam matemática por um ano com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Obmep também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.

Calendário – O regulamento da 8ª edição da olimpíada define as datas de todas as etapas do evento: 30 de março encerramento das inscrições; 5 de junho, aplicação das provas da primeira fase nas escolas; 26 de junho, último prazo para as escolas enviarem os cartões-resposta dos classificados para a segunda fase; 15 de agosto, divulgação dos classificados para a segunda fase e do local de realização das provas; 15 de agosto a 14 de setembro, período para as escolas indicarem, na página eletrônica da Obmep, os professores dos alunos classificados para a segunda fase; 15 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília), provas da segunda fase; 30 de novembro, divulgação dos premiados na página eletrônica da olimpíada.

Promovida pelos ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação; e da Educação, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. Na 7ª edição, em 2011, a Obmep recebeu 18,7 milhões de inscrições de alunos de 44,6 mil escolas dos 26 estados e do Distrito Federal.

Fonte: SEEDUC

sexta-feira, 16 de março de 2012

PARLAMENTO JUVENIL

Parlamento Juvenil

A sexta edição do Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro ( ALERJ ) abrirá o primeiro turno das eleições, quando cada escola, até o dia 28 de março, vai eleger um candidato para disputar a eleição representando a sua cidade. Os candidatos que vão disputar uma vaga no grupo , defenderão em dezembro, seus projetos de lei no Plenário Barbosa Lima Sobrinho do Palácio Tiradentes. Não haverá um tema pré-definido para os projetos de lei e poderão participar os alunos que tenham até 21 anos de idade do Ensino Fundamental ( 6° ao 9° anos ) ou Ensino Médio ( 1ª, 2ª e 3ª séries ) da Rede Pública de Ensino. Caberá às comissões eleitorais de cada escola a convocação da comunidade escolar a participar do processo eleitoral, através de edital de convocação a ser divulgado em tempo hábil. Os representantes de cada município serão escolhidos pelo voto direto dos próprios colegas da escola, em dois turnos de votação. A capacitação dos eleitos se dará entre os meses de abril e junho. O Parlamento Juvenil 2012 será instalado na sede do Legislativo no mês de julho.
28 de março: Eleições do 1° turno ( Representante da Unidade Escolar )
04 de abril: Eleições do 2° turno ( Representante do Município )
Julho: Instalação do Parlamento Juvenil na ALERJ ( Votação dos projetos de lei )

Fonte: SEEDUC

PRONATEC

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego


Divulgado o resultado da 2ª chamada

Confira a relação dos candidatos classificados em 2ª chamada para as vagas oferecidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC.

As matriculas deverão ser realizadas de 16 a 23 de março de 2012 na Instituição onde será ofertado o curso Técnico de acordo com a ordem de classificação.

Os documentos solicitados pela unidade que oferta o Curso Técnico (SENAI e SENAC) para a matrícula:

• original e cópia da Cédula de Identidade (RG);

• original e cópia do CPF do próprio aluno (inclusive menores);

• cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento;

• dois retratos 3x4;
• certificado de reservista ou de alistamento militar (maiores de 18 anos do sexo masculino);
• cópia do Título de Eleitor;

Acesse aqui o resultado (Os nomes de alunos grifados em verde são referentes à segunda chamada. Os grifados em azul, à primeira chamada).

Cinema para Todos

Cinema para Todos

15/03/2012 - 17:18h - Atualizado em 15/03/2012 - 18:10h

Inscrições abertas para oficinas videointeratividade


As oficinas são voltadas para alunos e professores do 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos das unidades escolares da rede estadual localizadas nos 27 municípios onde o Cinema Para Todos atua*.


O objetivo das Oficinas Videointeratividade é introduzir a prática da produção audiovisual na escola, ampliando a sensibilidade estética e o poder de comunicação de jovens e educadores. O conhecimento adquirido durante as Oficinas será contextualizado à prática pedagógica da unidade escolar.

Serão selecionadas 03 (três) unidades escolares de cada município. Segue, abaixo, o passo a passo para inscrição e participação:

1) Cada unidade escolar poderá participar com 8 (oito) alunos e 01 (um) professor;

2) A inscrição na Oficina é responsabilidade do professor, sendo necessária a autorização do diretor e sua concordância com o regulamento em anexo;

3) Os interessados responderão ao questionário (vide abaixo) e o enviarão para o e-mail oficinas@pragaconexoes.com até o prazo máximo de 16 de abril de 2012;

4) Dentre as 03 (três) unidades selecionadas em cada município será elegida uma para sediar a Oficina VideoInteratividade;

5) A Oficina VideoInteratividade tem carga horária de 40 horas, dividida ao longo de duas semanas, sendo 4 (quatro) horas diárias de 2ª à 6ª feira;

6) Os participantes receberão materiais didáticos – Apostila do programa, Livro e DVDs – e serão acompanhados à distância pela equipe das Oficinas até o final do presente ano letivo;

7) Durante a Oficina VideoInteratividade cada Unidade Escolar produzirá um vídeo de curta duração sobre temática de seu interesse, que posteriormente será disponibilizado ao público, pelo site do Cinema Para Todos (www.cinemaparatodos.rj.gov.br);

8) Os vídeos produzidos participarão de um concurso de premiação no mesmo site, e serão enviados a festivais de cinema no Brasil ao longo do ano.

Entre os resultados esperados pelas Oficinas VideoInteratividade, destacam-se:

• Desenvolvimento da habilidade de expressão dos alunos, em particular na linguagem audiovisual;

• Utilização da produção audiovisual como ferramenta do professor no processo ensino-aprendizado;

• Desenvolvimento da visão critica dos alunos em relação ao que consomem dos meios de comunicação;

• Participação mais ativa dos alunos na vida cultural da cidade e da escola;

• Realização de outros vídeos sobre/para a escola e a comunidade.

Em curso desde 2010, mais de 450 estudantes e 80 educadores já passaram pelas Oficinas - confira os vídeos realizados e depoimento dos participantes (clique aqui).

* Angra dos Reis, Araruama, Barra Mansa, Bom Jardim, Bom Jesus de Itabapoana, Búzios, Cabo Frio, Campos, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaperuna, Macaé, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Resende, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

Acesse aqui os links do Formulário e do Regulamento.


Fonte:http://www.rj.gov.br/web/seeduc

sexta-feira, 9 de março de 2012

1ª SEMANA DE ARTES



1ª Semana de Arte da Secretaria Estadual de Educação


Em julho, durante quatro dias, alunos e professores vão mostrar todo o seu talento

O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, lançou, nesta terça-feira (28/02), a 1ª Semana de Arte da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. O evento que vai acontecer, de 03 a 06 de julho, reunirá trabalhos de alunos de todo o estado, uma realização inédita na Seeduc. Para o encontro de lançamento, foram convidados professores de Arte, de Literatura e diretores regionais.

Entre os objetivos do evento estão o de oportunizar a descoberta de novos talentos entre alunos e professores, valorizar e divulgar as diferentes linguagens artísticas realizadas nas escolas da rede estadual. Para fins pedagógicos, as atividades do evento serão articuladas com o Currículo Mínimo de Arte, criado este ano pela Seeduc, e elaborado com a participação de professores da rede estadual.

Durante os quatro dias, estudantes e educadores, virão de todos os municípios e ocuparão o espaço de mais de 4.000 metros quadrados do Armazém 4 do Píer Mauá, que será dividido em palcos, tendas e espaços livres para performances. Serão apresentações de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Literatura. Haverá oficinas, abertura e encerramento com bandas e fanfarras; palestras com profissionais de Arte e artistas; e saraus literários. Duas tendas serão dedicadas à Literatura: a Tenda José Cândido Carvalho – uma parceria com a Academia Brasileira de Letras; e a tenda da Imprensa Oficial, que promoverá a venda de livros a preços simbólicos.

Pela primeira vez, em um espaço criado especialmente para isso, docentes de Arte e estudantes da rede estadual de ensino terão a oportunidade de mostrar o trabalho realizado nas escolas durante o ano letivo, além de compartilhar criações, ideias e experiências.

O secretário Risolia vê o evento como uma ocasião muito especial.

– São muitas habilidades e aptidões. A nossa rede conta com alunos e professores talentosos que, tenho certeza, terão prazer em compartilhar suas experiências com colegas de outras escolas. Eles são surpreendentes.

Para participar, as escolas deverão encaminhar seus trabalhos para as Diretorias Regionais de sua área. Todos os artistas selecionados serão premiados pela participação. O projeto conta com o apoio da Secretaria do Estado de Cultura.

Os professores interessados em obter mais informações ou dar sugestões deverão enviar e-mail para semanarte@educacao.rj.gov.br.