Sobre o Ciep

 Foto da Inauguração do Ciep Brizolão 223 - Olympio Marques dos Santos

- História


O CIEP 223 Olympio Marques dos Santos iniciou suas atividades pedagógicas no ano de 1994, durante o segundo Programa de Implantação dos CIEPs. Naquele momento era oferecido ao aluno uma prática pedagógica diferenciada da utilizada até então.

Nosso CIEP possuia horário integral e um processo de seriação que ia do 6º ao 10º ano de escolaridade, funcionando como substitutivo dos ensinos fundamental e médio vigentes, isto é, o aluno cumpria em 5 anos (em regime de horário integral) os 7 anos oferecidos regularmente.

Durante um turno o aluno recebia educação construtivista dentro das disciplinas formais e em outro participava de oficinas ou atividades de estudo dirigido / biblioteca. Completando este conjunto havia animação cultural, consultório médico e dentário, laboratório de informática e de ciências físicas, químicas e biológicas, sala de vídeo e, no refeitório, eram disponibilzadas 3 refeições diárias (café da manhã, almoço e lanche da tarde) pois as atividades eram executadas de segunda a sexta-feira em somente dois turnos. No turno da noite havia uma outra "escola" que oferecia, por módulos, o ensino de 1º e de 2º grau.

Durante as mudanças de Governo, nosso CIEP teve alterada sua estrutura funcional. Passou a funcionar como escola de ensino regular da 5º série do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. As turmas que se encontravam na estrutura antiga de seriação foram mantidas até sua conclusão.

Iniciava-se um período de dificuldades, pois o consultório, o estudo dirigido, as oficinas foram desativadas, bem como os ideais que levaram a construção do projeto, por fim, só se mantiveram o laboratório de informática (por iniciativa dealguns professores), biblioteca e a animação cultural como estruturas oriundas do projeto inicial.

O compromisso dos profissionais que aqui permaneceram e dos novos que para cá vieram, junto a ação eficiente da comunidade, levaram a construção de um projeto pedagógico voltado aos anseios de toda comunidade escolar e que somados aos projetos como Mais Educação, PDE - Escola, Animação Cultural,Informática Educativa e Grupo de Visitadores, dentre outros, estão fazendo do nosso CIEP um centro de excelência da região.

- Administração do Colégio

Direção:
Adriana Candida de Souza
Paulo de Castro Nogueira
Zuleide de Araujo Barata


Coordenação Pedagógica:
Isabel Perezinsk
Darcio Otaviano Ranauro

Coordenadores de Turno:
Cátia Fonseca
Inês Pestana Abreu
Adriana Candida de Souza


Secretaria:
Lenilda de Araujo Silva Cardoso