Ação incentiva alunos a adotarem medidas de combate aos focos do mosquito transmissor na escola e em casa
As Secretarias de Estado de Educação e de Saúde lançaram, nesta quarta-feira (19/10), a campanha “10 Minutos contra a Dengue” na rede estadual de ensino. Para o evento, foram convidados 92 secretários municipais de Educação e diretores regionais pedagógicos do estado do Rio de Janeiro. Os secretários Wilson Risolia e Sérgio Côrtes prestigiaram a cerimônia.
A campanha “Dez Minutos contra a Dengue” tem o objetivo de incentivar gestores, professores, alunos e familiares a adotarem práticas rotineiras de combate aos possíveis focos do mosquito transmissor nas escolas. A comunidade escolar também está mobilizada a participar do que está sendo chamado de “Operação Dever de Casa”, que pretende levar para dentro de suas residências as lições dos “10 Minutos Contra a Dengue” aprendidas nas escolas.
- Temos mais de um milhão de alunos na nossa rede. Com essa ação preventiva compartilhada, entre as duas Secretarias, podemos criar a figura do guerreiro mirim para diminuir o risco de uma epidemia maior - disse Risolia.
O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, enfatizou a importância da parceria com a Seeduc no combate à dengue.
- Tenho certeza que essa parceria fará uma grande diferença no verão que se aproxima. Só com o apoio da educação podemos mudar o hábito das pessoas - enfatizou Côrtes.
A dengue é um dos piores problemas de saúde pública do mundo, com 500 mil óbitos registrados em diversos países. As epidemias podem ser explicadas pelo aumento da população em áreas urbana, o abastecimento irregular de água e a produção em execsso de lixo nas cidades
A coordenadora de Educação Ambiental e Saúde na Escola, Deise Keller Cavalcante, da Secretaria de Estado de Educação, enfatizou que a rede pública de ensino, através de seus marcos legais que orientam as diretrizes da escola, tem o compromisso de promover ações de cidadania na rede.
- Nós também temos o dever de sensibilizar e mobilizar a comunidade do entorno da escola. Vamos realizar atividades nas ruas, bairros e municípios – completou Deise.
No evento, foram apresentados exemplos de várias experiências positivas que já estão sendo promovidas pelas escolas da rede estadual de ensino no combate à dengue. A secretária de Educação de Volta Redonda, Therezinha Santos Gonçalves, falou sobre a ação “Volta Redonda unida pela vida contra a dengue”.
A população de Volta Redonda, que foi uma das cidades mais afetadas pela epidemia da dengue, se engajou na ação. Tivemos o apoio dos familiares e dos alunos das redes estadual, municipal e particular. Produzimos um formulário cujo objetivo era fazer com que os alunos trouxessem informações sobre a existência de possíveis focos do mosquito nas residências. A ação foi um sucesso. Tivemos o retorno de 60.000 formulários - disse Therezinha.A professora Marta Sueli B. Porto de Andrade, professora do Colégio Estadual Lia Márcia Gonçalves Panaro, de Duque de Caxias, falou apresentou o projeto “Prevenção é a solução e o fim da picada”, que acontece na escola desde 2009.
- Já temos a coleta de óleo e de lixo na nossa escola. Organizamos mutirão, passeata e incentivamos, principalmente, a criatividade dos nossos alunos através de atividades, como o concurso “Rap da Dengue”, que elegeu o hino oficial da escola contra o mosquito transmissor - finalizou a professora.
Fonte: www.rj.gov.br/web/seeduc
Nenhum comentário:
Postar um comentário