terça-feira, 25 de junho de 2013

Gestão das escolas estaduais ganha destaque com MBA

Gestão das escolas estaduais ganha destaque com MBA



18/06/13

Texto: Danielle Moitas 

Fotos: Salvador Scofano

Diretores participam de curso de gestão empreendedora por meio de parceria com o Sistema Firjan e a UFF

Com foco na gestão das escolas estaduais, a Secretaria de Educação, em parceria com o Sistema Firjan e a UFF (Universidade Federal Fluminense), oferece curso de MBA em Gestão Empreendedora para os diretores da rede. Atualmente, 440 servidores se dedicam à formação. Em quatro anos, serão 1,4 mil qualificados, incluindo titulares e adjuntos.

Os primeiros professores a passarem pelo curso, que tem duração de um ano e meio, se formam em novembro. Eles iniciaram o MBA no primeiro semestre do ano passado. Todo o conteúdo é ministrado por professores da UFF e a qualificação é semipresencial. Há encontros no Sesi da Tijuca para revisões e avaliações todos os meses.

– O papel exercido pelo gestor da escola está diretamente ligado ao desempenho do colégio. Acreditamos na importância da gestão escolar para o bom desempenho dos alunos – afirmou o superintendente de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Educação, Antoine Lousao.

O conhecimento adquirido pelos diretores deverá ser disseminado por toda a equipe de liderança da escola. De acordo com Lousao, o objetivo é desenvolver ideias que melhorem cada vez mais o ensino.

– Nas aulas, eles têm noções de empreendedorismo, criatividade, inovação e gestão de equipes para contribuir para a melhoria do ensino, na qualidade do trabalho dos professores, na gestão de pessoas e dos processos – explicou o superintendente.

A diretora-adjunta do Colégio Estadual Agrícola Casimiro de Abreu, no município de mesmo nome, Patrícia Pinto Saint' Clair, 41 anos, afirmou que por meio do projeto conseguiu realizar o desejo de fazer uma pós-graduação.

– A experiência está sendo excelente. Temos reuniões pedagógicas semanais e discutimos o que já pode ser implementado para atingir nosso objetivo de melhorar cada vez mais o desempenho no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) – disse Patrícia, que começou a formação no início deste ano.

Há 20 anos como professor do Ciep Olímpio Marques dos Santos, em Santíssimo, Paulo de Castro Nogueira, de 54 anos, destacou que o MBA colabora para profissionalizar a sua gestão à frente da unidade, que completa três anos.

– Estou me tornando um gestor mais profissional. Aprendendo a importância do planejamento e de estar atento às iniciativas e incentivar o professor. Uma das lições é que não sou quem dirige, mas quem incentiva – ressaltou Paulo.


http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/fique.asp?EditeCodigoDaPagina=11908

Nenhum comentário:

Postar um comentário